HomeTentantesFertilidade masculina também pode ser afetada pela idade
fertilidade masculina

Fertilidade masculina também pode ser afetada pela idade

É comum a associação da infertilidade feminina com o avanço da idade. Mulheres com apenas 35 anos enfrentam problemas para engravidar naturalmente, enquanto alguns homens conseguem ter filhos mesmo após os 50 anos ou mais. Mas esse quadro não é mais assim! Um estudo recente da Universidade de Harvard (EUA) descobriu que a fertilidade masculina também pode ser afetada com o avanço dos anos.

Idade influencia na fertilidade masculina

A crença de que é possível ser pai em qualquer idade sempre provocou uma pressão demasiada em cima da mulher, quando o casal tem dificuldades para engravidar. Mas, segundo Laura Dodge, líder do estudo e pesquisadora na Escola de Medicina Harvard, os casais também devem considerar a idade do homem.

fertilidade masculina

 

Pesquisa analisou casais em tratamento para engravidar

A pesquisa analisou os dados de aproximadamente 19 mil ciclos de tratamento de fertilização in vitro na região de Boston entre 2000 e 2014. As mulheres foram divididas em quatro faixas etárias: menos de 30 anos, entre 30 e 35 anos, entre 35 e 40 anos e entre 40 e 42 anos.

Os homens foram separados da mesma forma, além da categoria acima de 42 anos. Alguns casais passaram por até seis ciclos de tentativas de fertilização in vitro (FIV). Como já esperado, as mulheres entre 40 e 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento e, para essas mulheres, a idade do parceiro não teve impacto.

Os cientistas se surpreenderam com os resultados entre as mulheres mais jovens. Mulheres com menos de 30 anos, com parceiros entre 30 e 35 anos, tiveram taxa de sucesso de 73%. As que tinham parceiros entre 40 e 42 anos, essa taxa cai para 46%.

Já as mulheres na faixa dos 35 anos tiveram mais sucesso com um parceiro com menos de 30 anos do que com homens acima dessa idade. Esses dados mostram a significativa influência da idade do homem na fertilidade do casal.

fertilidade masculina

 

Motivo ainda é desconhecido

Mas ainda não está claro porque o avanço da idade influencia na fertilidade masculina. Com as mulheres, já sabemos que elas nascem com uma reserva ovariana, que vai perdendo óvulos com o tempo. Já os homens produzem o esperma diariamente.

Uma das possíveis razões pode ter relação com a qualidade do sêmen, questão que já foi explorada em outra pesquisa. Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague mostrou que pais com mais idade têm maiores chances de terem filhos com autismo. A teoria tem relação com a qualidade do esperma, que decai com o envelhecimento, assim como a quantidade.

As pesquisas ainda são muito recentes e precisam de estudos mais aprofundados, mas a certeza é que o planejamento da gravidez deve levar em conta o casal como um todo e ambos têm a fertilidade prejudicada com o avanço da idade!

 

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Você sabe o que é Gestação Anembrionária?

Esclareça suas principais dúvidas sobre miomas

Infertilidade: conheça a Síndrome dos Ovários Policísticos

Endometriose: uma grande vilã da fertilidade feminina

Reprodução assistida: Inseminação ou Fertilização?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário