HomeTentantesPlanejamento da gravidez inclui exames e muito mais! Confira
planejamento da gravidez

Planejamento da gravidez inclui exames e muito mais! Confira

Hoje nosso post é todo especial para as futuras mamães que estão ainda na fase de planejamento da gravidez. Você sabia que antes de engravidar a preparação deve começar cerca de quatro meses antes das primeiras tentativas? Todo este cuidado é extremamente necessário para que a gestação ocorra da melhor forma possível, sem complicações e para garantir a saúde tanto da mamãe quanto do pequeno bebê que estará sendo gerado em seu ventre. A ideia de uma mulher ser capaz de criar um ser humano completo e perfeito de apenas algumas células é algo mágico, e para tornar esta transformação agradável e tranquila, na medida do possível, alguns cuidados são necessários.  Desde a realização de exames médicos, até todo seu estilo de vida deverá ser repensado e reformulado. E hoje vamos ajudar a listar tudo isso para que vocês possam logo estar com seu pequeno.

planejamento da gravidez

O planejamento da gravidez envolve muito mais do que tentativas, é preciso preparar o psicológico, o financeiro e a saúde!

Descubra tudo o que precisará fazer durante o planejamento da gravidez

Primeiro é muito importante que o casal vá ao médico para conversar justamente sobre o assunto e tirar todas as dúvidas. Nesta consulta, diversos exames serão pedidos, confira a lista abaixo:

planejamento da gravidez

Exames de sangue são essenciais para garantir a saúde da mulher.

  • Hemograma completo – busca saber se a mulher está com alguma doença, como anemia, infecções e linfomas.
  • Tipagem sanguínea e fator RH – é importante saber esta informação para evitar a incompatibilidade sanguínea na hora do parto. No caso de tipagem diferente, o bebê pode apresentar apenas icterícia ao nascer, o que é simples de ser resolvido. Já a incompatibilidade de fator RH pode causar a criação de anticorpos pelo organismo da mãe para combater o feto e causar desde anemia, à deficiência mental, surdez, paralisia, ou até a morte do bebê ainda no ventre ou após o parto. Neste caso a mulher deverá tomar a vacina anti-Rh para evitar a sensibilização da mãe e a produção dos anticorpos.
  • Glicemia de jejum – serve para saber se a mulher tem diabetes ou até os riscos dela desenvolver a doença durante a gestação.
  • Urina – para descobrir infecções urinárias que podem causar contrações uterinas ou até o parto prematuro.
  • Fezes – buscar agentes que possam causar alguma doença que provoque a perda de ferro ou minerais importantes para a formação do bebê e a saúde da mamãe.
  • Exames sorológicos – basicamente servem para detectar a presença de doenças que podem causar algum risco à gestação e afetar o bebê, tais quais HIV, hepatite B e C, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola.

Após os resultados chegarem, o médico irá fazer os devidos tratamentos. Quando estiver tudo certo com a sua saúde, ele recomendará a ingestão de ácido fólico, que seguirá até o terceiro mês de gestação.

A avaliação da agenda de vacinas da mulher também é muito importante e irá determinar a saúde da futura gestante e do bebê. As principais vacinas a serem tomadas durante o planejamento da gravidez são rubéola, caso não tenha contraído a doença anteriormente, HPV e hepatites A, B e C.

O planejamento financeiro também é fundamental quando está planejando aumentar a família, pois o novo membro da família criará muitos gastos e você precisará estar preparada para isso.

Esteja certa de que está dando o passo certo na sua vida. Estar preparada psicologicamente também é essencial para determinar sua saúde e do bebê durante a gestação e no pós-parto.

É importante ter consciência de que gerar um bebê por nove meses exige muito do organismo da mulher, e que, para evitar transtornos desnecessários, manter uma vida saudável é essencial. Por isso, pratique atividades físicas e mantenha uma alimentação saudável.

Depois de seguir todas estas recomendações durante o planejamento da gravidez, você com certeza estará pronta para gerar seu bebê! Boa sorte! 😉

 

Leia mais

Quer engravidar mais rápido? Veja dicas incríveis

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário