HomeTentantesComo usar a tabelinha para engravidar?
tabelinha para engravidar

Como usar a tabelinha para engravidar?

Quando um casal decide que o momento de ter um filho chegou, algumas medidas são necessárias para aumentar as chances de tornar a gravidez uma realidade, como é o caso da tabelinha para engravidar.

Especialistas da área de saúde, como obstetras e ginecologistas, estimam que as chances de gravidez de um casal saudável é de cerca de 20%, ou seja, engravidar não é algo tão simples assim e pode necessitar alguns métodos e tentativas para obter sucesso. Segundo estudos, até mesmo permanecer deitada após a relação sexual é uma das medidas que aumentam as chances de engravidar.

tabelinha para engravidar

O que é a tabelinha para engravidar?

Na tentativa de gerar um bebê, muitas mulheres contam ainda com a ajuda da chamada tabelinha para engravidar. Essa tabela de fertilidade serve como uma calculadora para ovulação, pois indica qual o período fértil em que a mulher estará ovulando e, consequentemente, está mais propícia a engravidar.

Para realizar o cálculo é necessário seguir alguns passos:
1. Selecione seus três últimos ciclos e faça a média de duração. Por exemplo: Some os dias dos três ciclos (29+28+28 = 85 dias), depois divida por três =  média de 28 dias;
2. Divida 28 por dois e teremos o número 14;
3. Vamos supor que o primeiro dia da sua última menstruação foi o dia 14 de Novembro;
4. Nessa hipótese, seu pico de fertilidade acontecerá a partir de 14 dias depois do início da menstruação, baseado na divisão da média do seu ciclo;
5. Portanto, o período entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro serão os dias com maior probabilidade de ovulação.

tabelinha para engravidar

É importante ressaltar que cada organismo é diferente e podem ocorrer algumas variações em cada caso, por isso é importante o auxílio médico para identificar precisamente o seu período de ovulação. A tabelinha para engravidar é útil, mas não pode ser a única alternativa.

Período fértil e ovulação são a mesma coisa?

No período fértil da mulher acontece a ovulação e é nesse período que a tentante tem mais chances de engravidar. Quando a mulher não ovula, por qualquer razão, ela também não terá período fértil.

A diferença entre período fértil e ovulação é que o período fértil corresponde aos dias em que a mulher pode ter relação sexual e engravidar, e que dura em média seis dias. Já a ovulação é somente o período de 24 horas em que o óvulo está pronto para ser fecundado.

Por que o período fértil é maior do que as 24 horas da ovulação?

O período fértil tem uma duração maior do que a ovulação porque é todo o período em que a mulher tem mais chances de engravidar. O espermatozoide pode sobreviver cerca de cinco dias dentro do corpo da mulher, ou seja, mesmo tendo relação sexual no dia de hoje a mulher pode ovular daqui a cinco dias e mesmo assim engravidar.

Tecnologia dos aplicativos ajuda muitas tentantes

Existem alguns apps que contribuem e muito para o sucesso das tentantes, com eles fica mais fácil estimar quando é melhor período para engravidar baseado no início do período menstrual registrado na “tabelinha para engravidar” dos aplicativos.

O benefício é que, na maioria das vezes, você estará com o seu celular sempre próximo a você, recebendo notificações e observando de perto suas condições físicas. Essas informações também podem ser compartilhadas com seus familiares e médico.

Engravidar é uma tarefa que muitas vezes requer a adoção de alguns métodos e diversos aplicativos podem te auxiliar a identificar o períodos mais favorável para a tentante se tornar mamãe. Todos os aplicativos estão disponíveis para iOS e Android.  Confira!

 

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais

Coito programado é técnica simples e eficiente para engravidar

10 sintomas da ovulação: como reconhecer o período fértil

Vitamina D é importante para quem quer engravidar

Dia da relação sexual pode definir o sexo do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário