HomeTentantesTeste de ovulação: como fazer e interpretar?
Teste de ovulação

Teste de ovulação: como fazer e interpretar?

Já ouviu falar no teste de ovulação ou teste de fertilidade feminina? Ele é um aliado dos casais tentantes para identificar os dias férteis, pois tem alto índice de eficácia.

Os testes para ovulação identificam a presença do hormônio luteinizante (LH), que apresenta um pico no período de 24 horas antes de o óvulo ser liberado por um dos ovários, ou seja, aponta que ovulação está próxima e há maiores chances de engravidar. 

Eles são vendidos em farmácias e cada embalagem contém de duas a 10 tiras ou bastonetes. 

Teste de ovulação

Quando o teste de ovulação deve ser feito?

O teste de fertilidade deve ser feito próximo das datas previstas de ovulação, que depende do ciclo menstrual de cada mulher. Por exemplo, se ela tem um ciclo que dura 28 dias, estima-se que o período fértil seja entre o 11º e 17º dia após o início da menstruação. Nesse caso, a mulher deve começar a fazer os testes de ovulação a partir do 11º dia. 

Já para quem tem ciclos mais longos, de 31 dias, por exemplo, o teste de ovulação pode ser feito a partir do 14º dia. Além de organizar essas datas, há outros sinais do corpo feminino durante o período fértil. Sendo eles:

  • Aumento da temperatura corporal
  • Liberação de um muco de consistência elástico e transparente

Como é feito o teste de período fértil?

Dependo do tipo de teste de ovulação. Os mais modernos usam a saliva, outros a urina. É importante ler com atenção o rótulo dos testes. 

Se for usar o teste de ovulação de farmácia, é só molhar a pipeta na urina (pouca quantidade) e aguardar cerca de três a cinco minutos. Esse é o tempo necessário para observar alterações nas cores e comparar com a tira de controle.

Também existem os testes de ovulação digitais, que, ao invés de alterar a cor da fita, indica se a mulher está ou não no período fértil na tela, geralmente com uma carinha feliz. Cada caixa do teste pode conter cinco a 10 testes, que devem ser utilizados um de cada vez e não podem ser reaproveitados. 

Teste de ovulação

Geralmente, as recomendações dos tipos de testes de ovulação são parecidas:

  • Realizar o exame com base nos dias do ciclo menstrual;
  • Não ser feito com a primeira urina do dia/
  • Fazer entre as 15h até às 20h;
  • Independente da quantidade de tiras ou bastonetes de cada caixa, eles devem ser feitos de forma seriada;
  • Descartar o teste de ovulação se o lacre ou embalagem estiver danificada.

As diferenças entre os testes de ovulação podem variar sobre o tempo de espera e as cores que indicam o resultado. Por isso, reforçamos a importância de ler atentamente o folheto que vem na embalagem do produto. 

Dicas para interpretar os resultados

As tentantes já devem saber como funcionam os testes de gravidez, não é mesmo? Então, os testes de ovulação não fogem do padrão. 

Os mais simples, com tiras, identificam o resultado com base no surgimento da segunda linha e também na coloração, que deve ser igual ou mais forte que a primeira para que o resultado seja positivo. 

Já os testes digitais são mais fáceis de interpretar, basta olhar o visor. Se aparecer uma carinha sorridente, você está ovulando. Quando nada surgir, significa que ainda não está na hora. 

Para um resultado mais assertivo, é interessante conhecer bem o próprio corpo e o ciclo menstrual, a fim de testar nos dias mais próximos do período fértil. Além disso, vale realizar o teste sempre na mesma hora em dias diferentes.

E aí, vocês já fizeram algum teste de ovulação? É um recurso legal para as tentantes. Esperamos que o seu teste positivo apareça em breve! 

Teste de ovulação

Leia mais:

Teste de gravidez: qual o momento certo de fazer?!

Teste de farmácia: uma linha ficou clara! É positivo ou negativo?

10 erros comuns que casais tentantes cometem

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário