HomeTentantesTratamento para engravidar: SUS oferece procedimentos gratuitos
tratamento para engravidar

Tratamento para engravidar: SUS oferece procedimentos gratuitos

Investir nas técnicas de reprodução assistida e realizar um tratamento para engravidar pode ser muitas vezes algo inacessível para boa parte das mulheres brasileiras, devido aos custos que podem chegar até 30 mil reais nas clínicas particulares, dependendo das técnicas utilizadas.

Para permitir que o sonho de engravidar se torne mais possível para quem não pode cobrir as despesas dos tratamentos, o Ministério da Saúde custeia o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da portaria 3.149.

tratamento para engravidar

Quais os métodos de reprodução disponibilizados no SUS?

Diversos tipos de tratamento para infertilidade por meio do SUS, dependendo somente da disponibilidade em cada unidade de saúde. Entre os tratamentos estão: indução da ovulação com coito programado, inseminação intrauterina, fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoide.

Os hospitais e clínicas conveniadas pelo SUS também oferecem exames gratuitos para o diagnóstico e identificação do tratamento para engravidar mais adequado, como: espermograma, histerossalpinogradia, ultrassonografia, dosagens hormonais e sorologias infecciosas. Estima-se que pelo menos 15% da população brasileira têm problemas reprodutivos, segundo o Ministério da Saúde.

Saiba mais informações sobre cada tipo de tratamento

Inseminação intrauterina

É baseada na inserção de espermatozoides no útero através de um cateter adequado. Os tratamentos de fertilidade podem ser feitos com ciclos estimulados, aqueles em que a mulher toma medicamentos indutores de ovulação. Também conhecido como inseminação artificial, o procedimento deve ser realizado quando ocorre ovulação, dessa maneira as chances de fecundação aumentam.

Fertilização In Vitro

Consiste na colocação em laboratório de um grande número de espermatozoides, cerca de 50 a 100 mil ao redor de cada ao redor de cada óvulo. O objetivo é obter pré-embriões de boa qualidade que serão posteriormente transferidos para o útero.

tratamento para engravidar

Indução da ovulação com coito programado

Se trata de uma técnica de baixa complexidade. Tem como método a indução da ovulação, ou seja, é feita a utilização de medicamentos hormonais que atuam diretamente no ovário, isso prova uma estimulação que possibilita a produção de óvulos capazes de serem fecundados.

Injeção intracitoplasmática de espermatozoide

A ICSI – injeção intracitoplasmática de espermatozoide – é uma espécie de versão melhorada da clássica fertilização in vitro, e também é considerada uma técnica de reprodução assistida cercada de alta complexidade.

Esse método depende de uma assistência médica bem elaborada e uso de medicamentos que estimulem os ovários, além de uma estrutura laboratorial de alto nível tecnológico. Na ICSI, o espermatozoide entra em contato com o óvulo de maneira diferente da forma que ocorre na FIV, inclusive apenas um espermatozoide é necessário para fertilizar um óvulo.

Confira as unidades hospitalares do Brasil que oferecem tratamento para engravidar pelo SUS:

  • Belo Horizonte (MG) – Hospital das Clínicas da UFMG
  • Brasília (DF) – Hospital Materno Infantil (Hmib)
  • Goiânia (GO) – Hospital das Clínicas
  • Natal (RN) – Maternidade Escola Januário Cicco
  • Porto Alegre (RS) – Hospital Nossa Senhora da Conceição (Fêmina)
  • Porto Alegre (RS) – Hospital das Clínicas
  • Recife (PE) – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
  • São Paulo (SP) – Hospital das Clínicas de São Paulo
  • São Paulo (SP) – Centro de Referência da Saúde da Mulher de São Paulo/Pérola Byington
  • São Paulo (SP) – Hospital das Clínicas Faeba Ribeirão Preto
  • São Paulo (SP) – Unifesp
  • São Paulo (SP) – Faculdade de Medicina do ABC

É importante ressaltar que dependendo do estado há fila de espera na maioria dos hospitais e clínicas credenciadas pelo governo federal. Alguns requisitos também precisam ser atendidos para realizar o tratamento para engravidar, como idade mínima, renda familiar, histórico de doenças crônicas, realização de cursos e outros critérios médicos que determinam a prioridade no tratamento.

Quer saber mais sobre gravidez e o mundo das tentantes?
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

FacebookInstagram (@blogtestepositivo) e Pinterest.

Leia mais:

SOP: O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Problemas na tireoide podem causar infertilidade?

Coito programado é técnica simples e eficiente para engravidar

Como lidar com o medo de não conseguir engravidar?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário