HomeTentantesTratamento para engravidar: quando recorrer a ele?
tratamento para engravidar

Tratamento para engravidar: quando recorrer a ele?

Quando um casal resolve ter filhos e abre mão do uso de qualquer anticoncepcional, a espera pode ser frustrante quando, mês após mês, o resultado positivo não vem. Muitos já começam a pesquisar um tratamento para engravidar, achando que provavelmente, há um problema físico que impeça a realização desse sonho. Mas quando devemos realmente recorrer a esses métdos? Qual o tempo de espera normal de um casal saudável para conseguir uma gravidez? E caso haja necessidade, quais os tratamentos indicados?

 

tratamento para engravidar

Espera de até um ano para engravidar é normal

 

As dúvidas nesses casos são muitas, e podem ser angustiantes quando vêm carregadas de ansiedade pela espera. O primeiro passo é saber que a espera de até um ano por casais jovens e sem histórico de problemas ligados à fertilidade é completamente normal. As chances de fertilização são de 20 a 25% em cada ciclo, e não é só porque você não engravidou após algumas tentativas, que há algum problema físico que impeça a fecundação. Após esse período, já é hora de procurar ajuda especializada ara identificar e resolver possíveis problemas.

 

Quando devo procurar um tratamento para engravidar?

 

São vários fatores que levam à perda ou diminuição da capacidade reprodutiva de um casal. Um deles é a idade da mulher, já que os óvulos também envelhecem e vão perdendo a capacidade de fecundação. O auge da fertilidade feminina acontece entre 18 e 20 anos. Depois disso, inicia-se um declínio gradativo da fertilidade, e aos 35 anos, a média de chances de uma mulher gerar um bebê é de 70%. Aos 38, essa porcentagem cai para 50% e chega aos 10% aos 40 anos.

Por isso, mulheres na faixa de 35 anos já podem procurar um tratamento para engravidar após seis meses de tentativas frustradas, o que pode aumentar bastante suas chances de receber a visita da cegonha. Já os homens não possuem alteração em sua fertilidade por conta da idade, mas também pode ter outros problemas, como varicocele, hipertensão, diabetes, ou até mesmo obesidade, que podem prejudicar a fertilidade.

O importante é que o casal procure investigar junto o problema. Uma bateria de exames nos dois deve identificar a causa da dificuldade e apontar o melhor tratamento para engravidar.

 

tratamento para engravidar

Método mais adequado deve ser indicado pelo médico

 

Qual o melhor tratamento para meu caso?

 

A escolha do método vai depender do quadro clinico de cada casal, e só poderá ser indicado por um médico.  Os mais comuns são três:

– Indução da ovulação: indicados para mulheres com diagnóstico de alterações hormonais ou ouros problemas que prejudicam a ovulação, esse é o mais simples tratamento para engravidar. Receitado por ginecologistas,  se dá através da ingestão de medicamentos que estimulem a ovulação. É aliado ao coito programado para otimizar o resultado, após a realização de exames para determinar o dia preciso da ovulação. A chance de um casal engravidar com esse procedimento sobe para 35% de acordo com a idade:  quanto mais novo o casal, maiores as chances.

– Inseminação Artificial: é o tratamento para engravidar mais indicado por especialistas. Após a indução a ovulação por medicamentos, extrai-se o sêmen do homem, que passa por uma seleção de espermatozoides. Os mais aptos à fecundação são introduzidos no útero da mulher nos dias mais férteis. É indicado em casos de distúrbios de ovulação, fator cervical ou sêmen discretamente alterado.

– Fertilização In Vitro: a fertilização do óvulo é feita em laboratório, e só depois o embrião é transferido para o útero. É um dos tratamentos com maior chance de sucesso e aplica-se a diversos casos. Também é o tratamento para engravidar mais caro. Existe uma opção mais barata, chamada de ini-FIV, que envolve estimulo ovariano com menor dosagem hormonal e, consequentemente menos embriões gerados e menor custo.

 

Leia mais:

– Não deixe as tentativas frustradas de gravidez abalarem você!

Dicas para engravidar e ser a mamãe do ano

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Teste Positivo é um blog com conteúdo voltado para gestantes e mamães. O blog é uma forma de batermos um papo sobre maternidade, bebês, saúde, bem-estar, decoração, moda e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@testepositivo.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário